
Desenvolvido e popularizado pelo British Design Council, o modelo do Duplo Diamante existe desde 2004. Este enquadramento para a inovação oferece uma representação clara e visual do processo de design, incluindo também princípios-chave e métodos de design que podem ser utilizados para gerar mudanças positivas e duradouras.
O processo é simbolizado por dois diamantes, que representam duas fases distintas: a exploração ampla de um desafio com pensamento divergente, seguida por uma fase de foco e ação com pensamento convergente.
Saiba mais sobre este modelo de pensamento de design e encontre recursos para começar a aplicá-lo no seu contexto de inovação.

As quatro fases do Duplo Diamante
O modelo do Duplo Diamante inclui quatro fases bem distintas:
- Descobrir: compreender qual é o verdadeiro problema, através da comunicação e do diálogo com as pessoas diretamente afetadas por ele.
- Definir: utilizar os insights recolhidos na fase anterior para reformular o desafio de forma mais clara e vantajosa.
- Desenvolver: encontrar diferentes respostas para o problema claramente definido, procurando inspiração em vários contextos e cocriando com diferentes intervenientes.
- Entregar: testar várias soluções em pequena escala, eliminar as que não funcionam e aperfeiçoar as que mostram bons resultados.
Este não é um processo linear — por vezes, pode surgir um novo entendimento sobre o problema que obrigará a voltar às fases de Descoberta ou Definição, por exemplo.
Além disso, nenhuma ideia está “finalizada” para sempre — há sempre espaço para melhorar os produtos e serviços existentes.

Princípios de design que sustentam o modelo do Duplo Diamante
Os quatro princípios seguintes são fundamentais para o modelo do Duplo Diamante. Foram concebidos para ajudar quem resolve problemas a adaptar-se rapidamente e a trabalhar da forma mais eficaz e eficiente possível:
- Coloque as pessoas em primeiro lugar: foque-se em compreender profundamente as necessidades das pessoas que utilizam um serviço — incluindo as suas aspirações e dificuldades.
- Comunique de forma visual e inclusiva: ajude a sua equipa a desenvolver uma compreensão partilhada do problema e das possíveis soluções.
- Colabore e cocrie: trabalhem juntos e inspirem-se mutuamente para construir melhores soluções.
- Itere: teste continuamente para reduzir riscos e gerar confiança nas suas ideias.
Recursos sobre o Modelo do Duplo Diamante
Abaixo encontras alguns materiais adicionais para aprofundar o conhecimento sobre este modelo de inovação e pensamento de design.
Modelo descarregável
Também podes descarregar o modelo diretamente no site do Design Council aqui.
Livro – Just Enough Research
Este livro de Erika Hall é um excelente recurso para a fase de descoberta do Duplo Diamante. Aprende-se a investigar o público-alvo, identificar preconceitos e pontos cegos próprios, entre outros aspetos relevantes. Leitura altamente recomendada.
Vídeo – The Double Diamond da Service Design Academy
Este vídeo introdutório da Service Design Academy, disponível no YouTube, explora os conceitos básicos das quatro fases deste modelo e pode ser especialmente útil para estudantes com um perfil mais visual.
Template Miro – Triple Diamond
Este modelo, inspirado no Duplo Diamante e adaptado pela Zendesk, utiliza três diamantes e pode ser aplicado a atualizações de estado, onboarding, retrospectivas e outras dinâmicas colaborativas.